sexta-feira, 8 de maio de 2009

Você sabe a origem dos nomes das marcas de carros?

Gostaria de abordar um assunto interessante, você sabe a origem do nome da marca do seu carro? Aposto que poucos saberiam responder a tal pergunta, é algo interessante as vezes de se pensar, pois se acaba sabendo que alguns nomes são tão simples como abreviaturas como outros são ilustres homenagens a familia e a amigos.
Abaixo conheça um pouco sobre a origens dos nomes de cada marca. Eu postarei uma quantidade de carros por vez, a cada dia eu colocarei alguns carros seguindo a ordem alfabetica.

Alfa Romeo

O nome da marca de origem italiana, fundada em 1910, é a combinação da sigla A.L.F.A (Anonima Lombarda Fabbrica Automobili) complementada com o apelido do engenheiro Nicola Romeo, que assumiu a direção da empresa em 1916 e converteu a empresa numa fábrica bélica para atender as necessidades da Itália e dos aliados durante a I Guerra Mundial. Nesta foto temos um Alfa Romeo 8c Competizione 2007.

Audi

As quatro argolas entrelaçadas representam cada uma das marcas alemãs que se juntaram para a criação da Auto Union. Essas empresas são: Horch, Audi, Wanderer e DKW. Umas da empresas que já se chamava Audi, que significa o sobrenome de August Horch em latim. A fundação da empresa ocorreu em 1947, mas em 1º de janeiro de 1985 a Auto Union passou a chamar-se Audi AG, com sede na Alemanha. Nesta foto temos um modelo do Audi A4 2009.

BMW

A sigla é a abreviatura de Fábrica de Motores da Baviera (Bayerische Motoren Werke). A marca foi criada em 1917 na Alemanha para produzir motores de avião e seus criadores foram os irmãos Karl Rath e Gustav Otto. Antes de produzir carros produziram motos. O símbolo representa uma hélice de avião a girar juntamente com o símbolo da Baviera. O primeiro carro a ter o símbolo estampado na carroceria foi em 1928. Nesta foto temos uma BMW M3 2008, um modelo esporte luxo.

Bugatti

A marca sempre foi ligada em competições desde que foi fundada por Ettore Bugatti em 1909, em Molsheim, na França. A empresa chegou a ser transferida para Modena, na Itália em 1991, mas em 1998 a marca foi adquirida pela Volkswagen, a qual pertence atualmente. Na foto temos o modelo Veyron da Bugatti considerado um dos mais rapidos do mundo, com seus 1001 cavalos de potencia.

Buick

A marca iniciou suas atividades como um fabricante independente de carros. Criada em 1903 pelo americano David Dunbar Buick, logo foi parar nas mãos de Willian Durant. A empresa se tornou uma potência e Durant comprou outras marcas e as juntou em um único grupo, o General Motors. Na foto temos um Buick Lacrosse CXS, os modelos da marca Buick são conhecidos também como modelos tipicos norte americanos.

Chevrolet

Algumas marcas têm seus mistérios. Segundo diz a lenda, o logotipo em forma de gravata borboleta foi inspirado no desenho do papel de parede de um hotel em Paris onde um dos fundadores da marca, William Durant, teria se hospedado em 1908 e guardado em sua carteira. A empresa foi fundada em parceria com o piloto Louis Chevrolet após o desligamento de Durant da GM. E dito por alguns, que antes da parceria o nome de Chevrolet já era cogitado em homenagem ao piloto que futuramente virou sócio na montadora. Na foto temos uma Pick-Up S-10 2009.

Chrysler


Fundada por Walter Percy Chrysler em 1924, a marca contava com uma estrela de cinco pontas, formada a partir de um pentágono com cinco triângulos para representar a precisão da engenharia. Em 1928, a Chrysler comprou a Dodge, mas em 1998 passou a fazer parte da empresa alemã DaimlerChrysler. Em 2007 separou-se da Daimler e passou a ser Chrysler LLC. Continua como proprietária das marcas Dodge, Chrysler e Jeep. O logo atual é um escudo com asas. Na foto como não poderia faltar, o clássico da Chrysler o PT Cruiser, que desde os velhos tempos tem as mesma linhas.


Complemento importante.

Gente sobre o post "Você sabe o que significa a siglas nos carros".
Faço um complemento, sobre uma sigla que passou em branco, pois não tinha encontrado informações, mas com ajuda de uma amiga, que tem a mesma paixão que eu pelo Celtinha.
Uma sigla que faltou na lista foi o "VHC".

VHC o que é isso?
Em um dos seus projetos, a GM pensava desenvolver um motor 1000 que nao fosse igual a todos, que andasse mais, mas economizasse, entao decidiu aumentar a taxa de compressao.
Nos carros com turbo, essa taxa é elevadissima, por isso o carro anda mais. Essa força proveniente dos cilindros que faz o carro andar. Quanto maior a taxa mais ele anda.
Como a Chevrolet não poderia fazer um "Celta/Corsa Turbo" visando economia, aumentaram a taxa de compressao só um pouco, conseguindo tirar 70 cv de um motor 1.0 de 8v, assim conseguindo ótimos resultados de um compacto "envenenado" com um VHC de 70 cv.




Fonte do site: celtaclube.com.br