quarta-feira, 13 de maio de 2009

Você sabe a origem dos nomes das marcas de carros? (parte 3)

Agora vou postar da letra "L" pra frente, provavelmente será em nessa e mais outra parte, após essas postagens abordaremos outros assuntos também relacionados a carro.

Lada


Essa marca pertence a um grupo chamado Autovaz, uma montadora Russa. O nome Lada substituiu o original Zhiguli por ter uma fonética dúbia e confusa. A marca ficou famosa no oeste da Europa com o Lada Riva, um carro econômico e que era vendido em grandes quantidades durante os anos de 1980. No Brasil foi uma das primeiras marcas a chegar após a abertura de mercado em 1990, mas sua permanência por aqui durou apenas seis anos. O modelo mais famoso foi o Niva, que até hoje tem um bom mercado. E vai me dizer que não se lembra do velho jipinho Lada Niva? Temos um exemplar nesta foto, só peço desculpas pois não se de que ano ele é.

Lamborghini

A marca dos desportivos italianos é uma homenagem a Ferruccio Lamborghini, o fundador da marca. A companhia surgiu em 1963 como uma filial da sua bem-sucedida fábrica de tratores Lamborghini Trattori, na Bolonha. O touro que aparece no símbolo representa as lutas de touro, pelas quais era Lamborghini fanático. Os carros da marca (Diablo e Murciélago) seguem esse fanatismo e contam com nomes de touros famosos. Nesta foto temos um belissimo exemplar da Gallardo Superleggera modelo 2007.

Lancia

Trata-se de uma das mais antigas fabricas de automóveis da Itália. Surgiu no ano de 1906 e os sócios eram Vicenzo Lancia e Claudio Fogolin. Atualmente é uma das empresas do Grupo FIAT. Com pausas na produção para fabricar equipamentos militares, surgiram sucessos como o Lambda e o Aprilia nos momentos de paz. A empresa teve uma presença muito forte também nos campeonatos de rali com o Lancia Stratos – equipado com motor V6 Ferrari e é considerado até hoje como um dos melhores bólidos já construídos para provas de rali - e com o Lancia Delta HF Integrale. Nesta foto temos um Lacia Delta 2009 que foi apresentado no salão de Genebra, não consegui informações sufientes pra confirmar o lançamento desde modelo, mas acredito que se não estiver sido lançado, e pouco tempo será.

Land Rover

A marca inglesa é também identificada como o primeiro veículo todo-terreno feito para uso civil. O primeiro modelo foi construído pela Rover em 1948 e baseado no projeto dos irmãos Wilks. A Land Rover tem sido controlada por diversas empresas do segmento durante sua trajetória. Começou pela British Leyland, British Aerospace, BMW, Ford e, a partir de março de 2008, pela indiana Tata Motors. A marca é reconhecida mundialmente por ser o carro oficial da rainha da Inglaterra, que sempre desfila com o modelo Range Rover. Na foto esta o meu preferido da marca o Discovery 3 modelo 2009.

Maserati

O logotipo da marca italiana representa o tridente de Netuno, símbolo da cidade de Bolonha. A fábrica foi fundada em 1919 pelos irmãos Carlo, Bindo, Alfieri, Ettore e Ernesto Maserati. Na foto temos um Maserati GranTurismo S modelo 2009.




Mercedes-Benz

Criada por Gottlieb Daimler, a estrela de três pontas representa a fábrica de motores para todo tipo de utilização, seja na terra, na água ou no ar. E acrescentando algo nesta história, chegou aos meus conhecimentos, que foi uma parceria em Karl-Bez e o Gottlieb Daimler, que por meados do fim da 1ª Guerra, após isso houve separação da empresa e cada um fez suas marcas e carros, sendo que Karl-Benz lógico fundou e continuo sua fabricação em nome de Mercedes-Benz. Na foto esta uma paixão que possuo, um SLR McLaren modelo 2005, porem este não está totalmente original de fábrica, pois verifiquem o interior, e verão que está todo em vermelho, modificação feita pela Brabus (site em ingles da inglaterra e norte americano e em alemão).

Mitsubishi

No símbolo, um diamante de três pontas remete à resistência e preciosidade. Sua origem vem do nome da marca, que em japonês tem mitsu que significa três e bish, diamante. E em destaque dois Lencers Evolutions X modelos 2009, o de cima um modelo mais esportivo e o de baixo diriamos mais para passeio.


Nissan

O nome da marca significa indústria japonesa. A cor do céu e do sucesso na cultura japonesa estão representados na moldura azul da marca. Com o círculo vermelho ao fundo, ambos representam a luz do sol e a sinceridade e remetem ao provérbio sinceridade leva ao sucesso. Na foto temos o mais novo na familia Nissan o pequeno 370z modelo 2009.

Peugeot

O leão estilizado homenageia a cidade de Lion na França e representa a qualidade superior da marca. Utilizado desde 1919 já sofreu sete alterações (acessem para verem as alterações). Na foto temos o pequeno mas muito bonito Peugeot 207 modelo 2009.


Porsche

O símbolo da marca alemã homenageia a região de Baden-Württemberg e a da cidade de Stutgartt com dois brasões sobrepostos. A partir de 1949 tornou-se o símbolo oficial da marca. Foi fundada em 1931 por Ferdinand Porsche, o engenheiro que criou o Volkswagen Fusca. Recentemente tornou-se a principal acionista do Grupo Volkswagen, que abrange as marcas Audi, Seat, Skoda, Bentley, Bugatti e Lamborghini. Na foto vemos varios modelos, desde o Carrera S (azul), Carrera (amarelo) e um possivel Carrer 4s (branco), mas todos modelos 911 e do ano de 2009.