terça-feira, 30 de novembro de 2010

Despedida do "Rei dos Touros"

Um pouco sobre a história da marca Lamborghini, como se sabe, todos os carros possuem nomes de touros, sendo que até o simbolo da marca segue o mesmo rumo, a explicação de "Porque touro?". Todos os carros tem os nomes escolhidos nesse animal, pois o cofundador Ferruccio Lamborghini, era um fanático por toreadas.
O primeiro Lamborghini feito na fábrica com sede no munícipio de Modena de Sant'Agata Bolognese foi o modelo 350 GT em 1964, dai por diante não parou de fazer sucesso e criarem carros cada vez mais velozes para competir principalmente com o seu maior rival, a Ferrari.

Todos que são apaixonados pelos chamados "Super V12", tanto Lamborghini quanto qualquer outras marcas, conhecem a famosissima, Lamborghini Diablo.


Quem conhece essa maravilhosa máquina de pilotagem, com seu V-12 5.7L ou 6.0L e seus aproximadamente 498 cv de potência, sabe que ela foi considerada uma das melhores criações da marca, pois contava com um acabamento que antes não era muito importante nos esportivos igual a ela e também as que se tornaram tão famosas portas no modelo tesoura, que futuramente foram conhecidas como portas Lambo.
Após o ano de 2001, não foram mais produzidas Diablos, era o fim de um mito, porém era o inicio de uma nova era para a marca, nessa época a Lamborghini passava por uma má fase, onde o resultado foi a venda da marca para a Audi, para se reerguer dessa decadência que se encontrava, a Audi resolveu arrumar um sucessor para o grande mito, a Murciélago.
Foi o primeiro Lamborghini produzido pela administração da Audi, e também o plano perfeito para sair da fase ruim no mercado, muito bem sucedida começa a carreira promissora da Murciélago.
Ela foi concedida com componentes de fibra de carbono, que ajudam a diminuir o peso do veículo, motorização inicial de 6.5L V-12 com 640 cv proporcionando um número impressionante de 0 à 100 Km/h em apenas 3,4 segundos, 15 Km/h a mais que a sua concorrente da época, a Ferrari 458 Itália e lembrando que ela manteve o símbolo da sua antecessora Diablo, que são as portas no modelo tesoura.



Na sua carreira no mercado automobilistico, a Murciélago teve mais dois modelos lançados, a Roadster que é o seu modelo conversível e a LP 670-4 Super Veloce (são os modelos mostrados abaixo), o modelo SV, com um motor "apimentado" de 6.5L e 670 cv, e uma baixa no peso proporcionaram para que ele alcançasse os 100 Km/h com dois segundos a menos que o modelo principal, e conseguir alcançar uma velocidade máxima de 342 Km/h, contra 330 Km/h da Murciélago.

Roadster.

Super Veloce - SV.

Super Veloce - SV.

Por tanto é com pesar que veio a noticia sobre a aposentadoria do modelo, Murciélago, conhecido por alguns como o "Rei dos Touros", pois foi ela quem ajudou tanto a marca no momento difícil em 2001, mas como despedida foi produzido o ultimo Murciélago, um modelo LP 670 Super Veloce, com o mais bravo de seus motores, 670 cv e com uma carroceria 100Kg a menos, com uma belissima cor laranja Atlas.


Com direito a festa com a presença do presidente, Stephan Winkelman, este modelo foi adquirido por um colecionador Suíço, não foi divulgado o preço se foi dentro da tabela ou mais alto por ser um modelo especial de despedida.



Mas para a felicidade dos que gostam da marca, ela deu a noticia que um sucessor ao modelo já esta sendo preparado e já batizaram de Aventador, que segundo a marca é o nome de um touro negro que conquistou o troféu em 1993 de bravura na Plaza de Toros, em Zaragoza. É uma boa escolha, para o herdeiro com maior prestigio e nobreza da marca.
Prometem faze-lo com mais fibra de carbono para diminuição de peso, aproximadamente 150Kg a menos, e com uma estrutura
talvez até 70% mais resistente à torção, dizem também que o motor será fabricado em casa e não pela Audi como tinha surgido boatos.
Será uma "fera" de 235Kg com 690 cv e promete ir de 0 à 100 Km/h em prováveis 3 segundos, com uma velocidade máxima de 350 Km/h.
Foi flagrado uma "mula" fazendo testes, vemos que mantém o mesmo estilo de seus antecessores, um carro mais largo que os demais da marca, que com isso traz muita imponência pro modelo.



Teremos também, faróis menores do que os anteriores e pelo que se vê no desenho das portas, ainda será mantido os modelos tesoura.
O contorno visto no carro possivelmente é uma melhoria na aerodinamica, sendo que a traseira vemos que está com um modelo baixo, deixando assim um local para um possivel aerofólio para dar mais esportividade e estabilidade para altas velocidades.


As entradas de ar laterais também estão mais largas, o que possivelmente seja para ajudar a "acalmar" os seus pequenos 690cv de potência ou como eu diria 690 "touros" aprisionados em seu super V-12.


Para finalizar, segue uma imagem de como deve ficar o Lamborghini Aventador.



Fonte: Revista Quatro Rodas de Dezembro.
Imagens: Google.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Retorno do Blog...

Amigos que acompanham o blog, se é que ainda tem alguém, rsrsrs, informo que assim que eu colocar a net em minha casa novamente, voltarei a escrever no blog....