terça-feira, 16 de agosto de 2011

Fiat Freemont ou será que é Dodge Journey?

Como conhecido, desde sua instalação, oficial no Brasil, em 1976, a Fiat nunca produziu carros de grande porte, ficando apenas nos populares e no máximo sedãs de luxo, como no caso do Linea. Durante esse período a Fiat foi conquistando o mercado nacional com seus carros, mas sempre com foco em populares, como o Fiat Uno e o Palio, carros que conquistaram tantos primeiros lugares em pesquisas de "Melhor Compra do Ano", pois mostravam boa qualidade e até conforto dentro da categoria em que concorriam, conseguindo assim a confiança de seus clientes.

Com o mercado brasileiro crescendo muito no segmento de SUV's, a Fiat resolveu entrar na briga com as outras marcas, como no caso da Chevrolet Captiva, Honda CR-V e Hyundai Tucson (veja o comparativo de preços mais adiante na reportagem), aproveitando a absorção da Chrysler pela Fiat, ela lança o Fiat Freemont, o que podemos dizer é que na realidade a Fiat apenas transformou o Dodge Journey em Fiat Freemont, pois a maior mudança de um modelo para o outro é o simbolo da marca. Como pode ser visto nas imagens abaixo:

Interior Dodge Journey

Interior Fiat Freemont

Como mostra as duas fotos acima, os carros da Dodge e da Fiat, são literalmente idênticos, desde os controles do rádio no volante, o rádio touchscreen, comandos do ar-condicionado, porta copos, painel (mesmas cores e conta-giros) saídas de ar e até o detalhe cinza cortando todo o painel. A única mudança visível é o desenho da manopla do cambio.

Daí vem a pergunta, “Fiat Freemont ou é um Dodge Journey?”, sim, é um Fiat Freemont, mas que manteve todos os traços do seu irmão da Dodge, com mudança na motorização, que no Fiat é de um quatro cilindros e duplo comando variável de válvulas com uma versão de 2.4 L, enquanto o Journey possui um motor 2.7 L e o novo virá com um V6 de 3.6 L. Além do motor diferente, os irmãos dispõem de preços também diferentes, enquanto o Journey se encontra em outro patamar da categoria dos Crossovers, trazendo a sua versão mais barata o valor aproximado de 90.000,00 que é acima da versão mais completa do Freemont que esta na casa dos 86000,00.

Com o mesmo motor, o Freemont disponibilizará duas versões, a Emotion e a Precision, todas as duas com o cambio automático de fábrica. A Emotion terá 5 lugares e como item de série rádio touchscreen com uma tela de 4,3”, comando do rádio no volante, ar-condicionado digital dual-zone, duplo airbag, freios com ABS, controle de estabilidade ESP, controle de tração, sensor de pressão dos pneus, volante multifuncional com dupla regulagem, Bluetooth e 6 auto-falantes, já a Precision virá com todos os itens anteriores e 7 lugares, sendo dois lugares atrás reduzindo um pouco o tamanho do porta-malas, e como complemento dos itens de série ela será mais completa, trazendo partida sem chaves. E como itens adicionais as rodas de 17”, o sistema de ar-condicionado tri-zone (duas zonas laterais e mais uma, com controles independentes, para os ocupantes da terceira fileira), barras longitudinais no teto (para montagem do bagageiro), banco do motorista com regulagens elétricas, retrovisores externos rebatíveis eletronicamente, sensor crepuscular (faróis), sensor de estacionamento, sidebags e windowbags. A 2ª linha de bancos com 2 assentos reguláveis para crianças, 3ª linha de bancos bipartidos 50/50 com inclinação de encosto e 6 auto-falantes, você podendo reclinar os bancos da 2ª e o do passageiro da frente, aumentando o espaço interno para impressionantes 2300 L, quase o tamanho interno de uma van.

Interior Fiat Freemont Precision

Interior com a 3ª e 2ª linha de bancos baixada aumentando o tamanho do interior

O freemont é um carro que entra na competição da sua categoria com preços abaixo do esperado, sendo que o Freemont Emotion tem como preço a partir de 81900,00 e a versão Precision a partir de 86000,00. Que comparado aos seus concorrentes, que pelos itens que possui, acaba ficando mais em conta que os outros:

- Fiat Freemont Emotion à partir de 81900,00;

- Chevrolet Captiva Ecotec à partir de 90299,00;

- Honda CR-V LX à partir de 85700,00;

- Hyundai Tucson 2.7 Aut. à partir de 79996,00.

Captiva e CR-V, competidores do Freemont.

Além de um preço com um custo beneficio, podemos dizer interessante para a categoria SUV, ele traz traços robustos jamais vistos em um Fiat, grade com um bom desenho e ostentando o símbolo vermelho com quatro letras da Fiat. Faróis com linhas retas, também diferentes do restante da família Fiat.

Lanternas largas que possuem o desenho que entra pela tampa traseira e possuem iluminação de led.

Linhas laterais retas, dando um ar mais robusto para o carro.

A minha opinião sobre o carro, é de que será um ótimo concorrente para as outras marcas, pois conseguiu manter total poder dos SUV e um conforto nunca antes visto na Fiat. Digamos que iremos ainda ouvir muito sobre o Freemont, não só nas votações de melhor compra, mas também em várias outras, como talvez até no melhor do ano de 2012.

Fontes:

Revistas: Car and Driver, Ed. 44, Agosto/2011. Motor quatro, Ed. 18, Agosto/2011.

Site: www.fiat.com.br / http://freemont.fiat.com.br/#compare

Nenhum comentário:

Postar um comentário